Gerir uma frota vai muito além de ter inúmeros veículos e prestar serviços de entregas.

Para fazer uma boa gestão de frotas é necessário seguir algumas diretrizes e ter o controle sobre todas as operações que serão realizadas pelos veículos. 

Porém nesse processo de gerenciamento de frota, podem acontecer algumas falhas e essas falhas podem impactar a área financeira de uma companhia. Elas costumam ser as principais causas de desperdício de recursos e de redução da lucratividade. 

Quer desenvolver uma gestão de frotas eficiente? Então, fuja desses erros!

1. Descuidar da manutenção preventiva dos veículos

Manutenções corretivas podem estar sendo feitas por falta da manutenção preventiva. Mas é a manutenção preventiva que mantém os veículos em bom estado evitando gastos desnecessários.

Além disso, com a manutenção em dia, você evita acidentes e melhora na performance de seus veículos.

2. Não comparar histórico de gastos

Não reconhecer os ativos individualmente é um grande erro que impossibilita traçar parâmetros comparativos entre eles. Dessa forma, o gestor não consegue saber qual veículo demanda mais investimento ou qual pode estar apresentando falhas que podem ser rapidamente corrigidas.

3. Não controlar os gastos com combustíveis

Em grandes frotas, os abastecimentos são muitos e quase que diários. Nas pequenas, a falta de formalização dos parâmetros pode gerar discrepâncias nos gastos. 

Identificar motivos pelos quais um carro ou caminhão está gastando mais combustível do que de costume é de extrema importância, pois pode não só reduzir despesas como evitar eventuais riscos à segurança,  caso o problema seja no ativo.

4. Falta de gerenciamento de rotas

Para uma gestão de frota eficiente é preciso fazer o gerenciamento de rotas. É necessário saber para onde um veículo vai e qual rota ele está fazendo para chegar aos seus destinos.

Para esse controle você pode investir em um sistema que auxilie na gestão de frota, assim você pode definir os melhores trajetos e por meio do rastreamento veicular, estará no controle de cada quilômetro rodado. 

Os benefícios de implementar a tecnologia em sua gestão de frota são inúmeros.

5. Negligenciar indicadores de desempenho

Atualmente toda automação e tomadas de decisões são baseadas em dados. Na gestão de frota nenhuma decisão pode ser tomada por “achismos”. Determinar metas de redução de custos e de otimização da frota de nada valem sem acompanhar o andamento das ações.

Portanto, se você quer eficiência da frota, não negligencie os indicadores de desempenho. Cruzar os dados coletados auxilia a identificar pontos de melhoria e propor ações corretivas.

6. Negligenciar a gestão dos pneus

A palavra “reaproveitar” não pode existir em meio a quem trabalha com frota, afinal, com segurança não se brinca!

Para ajudar você nesse assunto, que tal um cronograma básico com as seguintes ações:

• controle de pressão;
• manutenções;
• rodízios;
• trocas.

Para garantir uma calibragem eficiente, faça a cada 15 dias ou antes de viagens longas — sempre com os pneus frios para facilitar a entrada do ar na câmara. Dessa forma, você diminui a frequência de trocas e garante a segurança dos condutores e de terceiros.

7. Não ter critérios ao escolher os veículos que vão compor sua frota

Seja no início ou no momento de renovar os veículos de sua frota, é necessários avaliar algumas características como espaço para o transporte de carga, consumo médio de combustível, volume do tanque, etc. 

Mas há um critério que jamais pode passar despercebido se você não quiser ter gastos excessivos e desnecessários, que é o gasto com manutenção de cada veículos.

Vale a pena fazer pesquisas e comparar o custo-benefício, não somente para substituição de peças, mas também para consumo de combustível e contratação de seguro.

8. Não ter mão de obra qualificada

Além de contratar profissionais na área, qualificar os condutores é essencial para obter os melhores resultados no seu negócio. 

Além dos condutores, funcionários de outros setores (atendimento, financeiro, mecânica etc.) também contribuem para a produtividade da empresa como um todo. Aposte em um pessoal capacitado para atuar no departamento operacional e oferecer suporte adequado aos clientes e motoristas.

9. Ignorar as inovações tecnológicas

Ignorar as ferramentas tecnológicas pode fazer com que seu processo operacional fracasse. Isso porque o maior diferencial dessas soluções é diminuir falhas humanas e agilizar processos por meio de dados precisos que somente a tecnologia pode proporcionar. 

Por fim, aproveite para conhecer os produtos e serviços da SIA! Com a SIA é possível personalizar a ferramenta de rastreamento com as informações mais relevantes para você, de acordo com seus objetivos!

Dessa forma, você poupa tempo, dinheiro e energia focando no que realmente importa em cada momento.

Receba análises customizadas e invista no crescimento da sua empresa!

Clique aqui e fale conosco!

Postado por

12 de julho de 2021

Postado por
12 de julho de 2021

  • 1
  • 2